Rastreabilidade dos alimentos A importância de oferecer qualidade e segurança aos consumidores

Rastreabilidade dos alimentos A importância de oferecer qualidade e segurança aos consumidores

Nesse momento desafiador que o mundo enfrenta, a transformação se faz presente em diversos setores da economia para que os negócios mantenham as suas atividades. No ramo alimentício, as mudanças são constantes para manter a logística de distribuição de alimentos de maneira que o país seja abastecido.

Entre as mudanças notadas nos atacadistas e distribuidores de alimentos está a forma como o consumidor final tem feito as suas compras. Para atender essa demanda das novas tendências de consumo, os estabelecimentos estão utilizando a tecnologia a seu favor, como vendas por e-commerce.

Em paralelo a isso, aumentou a preocupação com a origem e segurança dos alimentos. Os consumidores estão buscando entender sobre a procedência dos produtos, o armazenamento e o processo de distribuição até a chegada do alimento à mesa. É nessa questão que entra a importância da rastreabilidade dos alimentos.

A rastreabilidade consiste em uma tecnologia que usa um código único para rastrear cada lote de produto comercializado, contribuindo para o cumprimento da legislação e para atender aos requisitos de segurança e qualidade dos alimentos. Com esse recurso, é possível que haja um acompanhamento efetivo da qualidade em todos os processos da cadeia produtiva, desde o produtor até a mesa do consumidor, visando aumentar a confiança e conectar todos os elos da cadeia de abastecimento.

Com a rastreabilidade, o estabelecimento ou produtor rural consegue entregar inovação em seus processos, compartilhando informações do alimento, como a origem do produto, características nutricionais e informações sobre a produção e o armazenamento.

Além disso, esse recurso garante vantagens competitivas, pois contribui para uma boa gestão do negócio e, consequentemente, no alcance de resultados. Entre as principais vantagens estão um bom relacionamento com fornecedores, gestão de estoque e oferta e valor agregado ao produto.

Especialistas afirmam que a rastreabilidade ganhou ainda mais força em meio à pandemia por conta da segurança e qualidade com os alimentos. Dessa forma, é uma tendência que deve permanecer a fim dos estabelecimentos e produtores se mostrarem ainda mais conectados com o consumidor final que consegue avaliar e comentar sobre os produtos.

A Mercatus Tecnologia pode te ajudar a implantar o processo de rastreabilidade na sua empresa. Fale com nossos consultores: (17) 99142-7842

Pronto para aumentar seu lucro?

Mercatus Tecnologia

Rua Joaquim Rodrigues, 1085, Salas 5 e 6, Pq Tecnologico Vanda Karina Simei Bolçone, CEP: 15092-676, São José do Rio Preto, SP

17 3364.6090 ou 11 4118.4364 Horário de atendimento:
(WhatsApp disponível no 17 3364-6090) Segunda a Sexta - 03h às 18h
Plantão (exclusivamente por telefone):
Segunda a Sexta - 18h as 22h
Sábados/Feriados - 03h às 18h e Domingos - 12h às 20h

17 3364.6090 ou 11 4118.4364
*Celular disponível somente nos horários de plantão
Quero receber conteúdo com novidades em tecnologia e processos para atingir a excelência operacional.